domingo, 21 de novembro de 2010

H I S T Ó R I A

A DÉCADA DE 1980 E O FIM DA GUERRA FRIA

-queda do muro de Berlim, a fim da experiência socialista no Leste Europeu e a fragmentação da URSS marcaram o fim da guerra fria.
-em 1970, análises comprovavam que o socialismo chegava ao seu auge
-começava também a ruir a bipolarização, com a reunificação da Alemanha e o desaparecimento dos regimes socialistas do Leste Europeu

EUA (na década de 1970 e 1980)
*A guerra do Vietnã na Indochina foi um duro golpe para os EUA.
*Com isso, o presidente Richard Nixon iniciou a Détente (marcos da coexistência pacifica, busca por parte da diplomacia norte americana de um maior entendimento com o bloco socialista), onde reconheceu a China.
*Crise do petróleo, em 1973 a OPEP (organização dos países exportadores de petróleo) elevou o preço do barril de petróleo, provocando um desequilibro na economia do mundo.
*O avanço socialista na África, com a vitória dos grupos guerrilheiras apoiados pela URSS = mais uma derrota dos EUA
*Ditaduras militares: em 1964 no Brasil, primeiro levante popular, orientado pela Doutrina de Segurança Nacional, que tinha como característica principal; anticomunismo

GOVERNO REAGAN E A “NOVA GUERRA FRIA”.
*RONALD REAGAN: critica ás derrotas norte americanas com uma postura mais agressiva á União Soviética.
*CORRIDA ARMAMENTISTA: foi retomada, com instalação de míssies na Europa. Guerra nas estrelas ( programa militar que previa a construção de um escudo protetor dos EUA contra ataques de míssies).
*Para os EUA, a corrida armamentista, A nova Guerra Fria, tinha como objetivo “acabar com a

URSS”, pois depois de um tempo o esforço armamentista dela não iria mais dar tão certo, ou seja, queriam submeter a URSS a um esforço além do que ela tinha condições de enfrentar.
*O governo de Reagan inaugurou o neoliberalismo ( doutrina econômica de não intervenção do Estado). Foi cobrado mais aos ricos e cortes nas despesas sociais. Com isso, aumentou a pobreza nos EUA. Com isso, podemos dizer que a administração econômica tinha caráter elitista e concentrador de riqueza.

A ERA BREJNEW NA URSS
* Leonnid Brejnev ( retomou as formas políticas e econômicas do stalinismo):
-centralismo burocrático na economia
-repressão política ás oposições.
-mas o governo dele não deu muito certo, o planejamento tinha atraso tecnológico, baixa produtividade, além de uma vasta rede de corrupção.
- Com o passar dos anos, a economia soviética ‘acabava-se aos poucos” com a queda do nível de vida dos trabalhadores, estagnação econômica, desequilíbrios, entre outros. E voltando ao conceito para os EUA de nova guerra fria eis o que acontece com a URSS. “O esforço em igualar-se ao bloco capitalista na corrida armamanetista exigia enormes sacrifícios de uma economia cujo modelo estatal esgotara-se

-O SOLIDARIEDADE E A CRISE DA POLÔNIA
A polônia transformou-se numa noiva fratura do bloco socialista. Os camponeses fizeram muitas greves, além de revogação do aumento de alimentos, exigia-se o reconhecimento de uma central sindical independente, O SOLIDARIEDADE..
O governo da polônia iniciou a repressão política e a Solidariedade foi proibida, considerada ilegal.

A ERA GORBATCHEV: PERESTROIKA E GLASNOST
*Quando Gorbatchev chegou ao poder da URSS, a situação já era muito precária, então ele fez uma política baseada em duas palavras;
-PERESTROIKA: reestruturação, reformas econômicas relacionadas ao controle estatal, com introdução de mecanismos capitalista, liberalização econômica, ...
-GLASNOST: transparência, medidas voltadas para redemocratização do regime sivético
*Com essas tentativas de ampliar a base de entendimentos com os EUA, levou o governo de Reagan ás negociações, no qual propôs várias coisas tais como; dissolução das alianças militares(OTAN E PACTO DE VARSÓVIA), desativação de armas nucleares, rompimento da cortina de ferro e fim da presença soviética no Leste Europeu.
*Após essas propostas, o governo de Gorbatchev pode ser definido como uma;
Desorganização da economia
Desabatecimento interno
Queda generaliza da produção
*Acordo de Minsk: assinatura que deu o ponto final ao fim da URSS.
*A URSS deu origem a quinze novos países.

DEMOCRATIZAÇÃO DO LESTE EUROPEU ( ?)
*Na década de 80, com o enfraquecimento aos poucos da URSS, os países que tinham o regime socialista estavam com condições de vida ruins. Então começaram os protestos. A Polônia foi o primeiro exemplo desses protestos.
*O governo, era pressionado pela igreja católica e pela perestroika, então começou a libertar políticos presos. E então Leck Walesa foi eleito e promoveu democratização do país.
*em 1933 várias coisas aconteceram tais como; A Tchecoslováquia dividiu-se em República Tcheca e Eslováquia. A Iugoslávia se dividiu em Eslovênia, Croácia, Bósnia-Herzegovina, Macedônia, Sérvia e Montenegro.

CONFLITOS NA “NOVA ORDEM MUNDIAL”
-“Designação dada aos contornos imprecisos do mundo contemporâneo depois da derrocada do socialismo”
-O fim da URSS e do campo socialista eliminou a bipolarização.
-De bipolarização o mundo passou a ter uma multipolarização (termo adequado á nova ordem mundial)
-A guerra atual é a disputa por mercados, objetivando o desenvolvimento de novas tecnologias.
-A ONU, criada na conferência de San Francisco, tem crescido significamente na configuração dos conflitos.
-Antes da nova ordem mundial, os conflitos eram causados pela disputa entre o capitalismoXsocialismo
-Já na nova ordem mundial, os conflitos foram causados pelo nacionalismo presente nas nações, o fundamentalismo religioso e questões étnicas.

CONFLITO NOS BALCÃS
-Os conflitos dos Balcãs aconteceram em diversas épocas

*I GUERRA MUNDIAL
-Depois da I guerra, criou-se m reino que reunia croatas, sérvios, eslovenos e bósnios.

*II GUERRA MUNDIAL
-Disputas étnicas
CROATAS
(apoiadores do nazismo, persiguidores de sérvios )
E
SÉRVIOS

*GUERRA FRIA
-JOSIP BROZ TITO: chefiou a resistência ao invasor nazista e implantou um estado socialista NÃO ALINHADO á nenhum bloco da Guerra Fria. Esse estado era a Iugoslávia (Bósnia Herzegovina, Croácia, Eslovênia, Macedônia, Montenegro e Sérvia)
-A morte de Tito (1980) o fim do socialismo (1991) desestabilizaram a Iugoslávia causando uma guerra civil.

CONFLITOS NA ÁFRICA
-A África era marcada por MUITOS problemas socioeconômicos
-Os conflitos explicam-se por meio da herança deixada pelas potencia européias.
-Com o imperialismo, a África teve sua economia desorganizada, e durante o processo de descolonização os problemas da África só se agravaram.
-A África do Sul lutou contra o APARTHEID (política de separação entre brancos e negros), lançando o Congresso Nacional Africano (CNA), liderado por Nelson Mendela. Mas os protestos foram reprimidos pela policia, o CNA foi considerado ilegal e houve a prisão de Nelson Mendela. Depois de anos, Nelson foi solto e a CNA legalizada.
-Dois anos depois, um plebiscito entre os brancos, constatou que uma minoria estava contra o sistema, assim houve uma impossibilidade dos brancos em permanecer mantendo a separação racista.

CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO
-Com a criação do Estado de Israel, os palestinos transformaram-se num povo sem estados e suas bandeiras de luta foram apoiadas por países árabes.
-Os países árabes (pregação religiosa islâmica, discurso nacionalista) não gostaram da criação do estado de Israel, então provocaram guerra contra os judeus (a chamada “guerra santa”, aqui se vê o fundamentalismo religioso). No fim os árabes perderam e o estado de Israel ampliou seu território.
-GUERRA DE YOM KIPPUR: desencadeou um aumento geral dos preços do petróleo.
-GUERRA DO GOLFO: Tropas (EUA) X Forças iraquianas (haviam invadido Kuwait, rico em petróleo.


11 DE SETEMBRO E A “GUERRA CONTRA O TERROR”
-Em11 de setembro de 2001, terroristas islâmicos seqüestraram aviões comerciais norte-americanos. E dois desses aviões atingiram o símbolo dos EUA: as torres gêmeas do World Trade Center. Muita gente morreu e o ataque foi atribuído á organização Al-Qaeda. O evento serviu de justificativa para a intervenção de uma coalizão no Oriente Médio, proclamando uma “guerra contra o terror”.
-A fim de buscar Osama Bin Laden, que estaria no Afeganistão (país governado pelo regime fundamentalista islâmicos dos Talibãs), os EUA invadiram o Afeganistão e derrubaram o governo radical. Mas não acharam Bin-Laden.

A GUERRA CONTRA O IRAQUE
-Depois do conflito do Afeganistão, o governo dos EUA dirigiu seu discurso ofensivo ao Iraque, governado pelo ditador Saddam Hussein. Mas a acusação de que o governo de Saddam estaria produzindo armas de destruição em massa não mobilizou a ONU para uma intervenção no Iraque. A guerra começou desmoralizando a ONU. A derrubada do governo e a tomada de Bagdá ocorreram em pouco tempo e em 2003, no final do ano, Saddam Hussein foi encontrado em um esconderijo.
- O Iraque e o Afeganistão haviam sido aliados dos norte americanos em 1980, durante a revolução islâmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário