BARROCO
*surgiu na italia
*ligado a igreja catolica
*no periodo de contra reforma = resposta da igreja a reforma nela mesmo
mesma portanto as obras tinham o tema da fe crista.
* DRAMATICIDADE E EMOCAO
*CLARO E ESCURO (SENSACAO DE PROFUNDIDADE)
PINTORES E ESCULTORES :
CARRACI / CARAVAGGIO - linha naturalista, quadro :invocação de são matheus / BERNINI - BASILICA DE SAO PEDRO obra - O EXTASE DE SANTA TERESA
VERMEER - obra :moca do brinco de perola, ele fez estudos da luz
VELASQUEZ - pintor da corte, obra: as meninas
“palavras chave da arte barroca” = religiosidade , emoção e dramaticidade. claro e escuro (profundidade) e os quadros....
BARROCO NO BRASIL
ALEIJADINHO - antonio francisco lisboa
no brasil, o barroco se manifestou na construção de igrejas
curvas e contracurvas
CLASSICISMO OU ROCOCO
*se assemelha ao barroco, porem
Com linhas leves e graciosas tons pastel arte voltada para o belo adornos caprichosos
E A EPOCA QUE OCORREU FOI NO PERIODO DE REINADOS ABSOLUTISTAS
ARTISTAS : BOUCHER - mulheres nuas obras: Diana em repouso WATTEAU - obras : O balanço, Embarque para citera
*o rococó foi conhecido como estilo regência também
*Foi o ultimo estilo universal de arte
* tambem foi usado inicialmente na decoração de interiores
NEOCLASSICO
*buscava inspiração na arte classica greco romana
*conhecido como estilo imperio , DURANTE O IMPERIO NAPOLEONICO ( portanto algumas obras tem lutas)
*racionalidade, ordem e limpidez
*O NEOCLASSICO FOI UMA REACAO AO ROCOCO (CLASSICISMO)
*pode ser chamado de academicismo
*inspirados em Rafael
* a arquitetura do neoclássico foi universal
ARTISTAS : ..... DAVID - juramento dos horacios, consagração do imperador Napoleão I / ........ INGREES - A odalisca / escultura -ANTONIO CANOVA - AMOR E PSIQUE
ROMANTISMO
*epoca de nacionalismo revigorado
*criatividade nas obras
*sentimentos de liberdade
DELACROIX - A LIBERDADE GUIANDO O POVO
GOYA – obra: ...TRES DE MAYO ...
“palavras chaves do romantismo” :
LIBERDADE, NACIONALISMO,
REALISMO
*crescente industrialização da sociedade européia
*QUERIA DEMONSTRAR A REALIDADE MESMO, TANTO QUE O NOME ERA REALISMO
então pra lembrar de realismo se dêem conta da desigualdade social que teve naquela época , desigualdade entre a miséria dos trabalhadores e a opulência da burguesia. E a burguesia "não gostava" desses quadros, tanto que o quadro de edouard manet " Almoço na Relva" foi recusada a ser exposto numa exposição.
ARTISTAS : GUSTAVE COUBERT - os quebradores de pedra EDUARD MANET -
características das obras : realidade , de alguma forma " critica a sociedade"
IMPRESSIONISMO
* os artistas ja pintavam ao ar livre, com o objetivo de captar a imagem momentânea ( OBS: a maquina fotográfica estava " aparecendo") eles trabalhavam MUITO com a incidência de luz, tipo, de manha como era a luz, de acordo eles pintavam
NAO SE USA PRETO NAS PINTURAS IMPRESSIONISTAS
*ARTISTAS : CLAUDE MONET - estudos da luz , obras: waterlilies, impressão nascer do sol, casa do parlamento
*EDGAR DEGAS - pintava em ambientes com luz artificial e representar bailarinas
e as obras impressionistas não tem contorno nítido
POS IMPRESSIONISMO
*eles queriam um novo conceito de artes, usaram as formas geométricas nas suas pinturas, desrespeitavam a natureza e a realidade...
ARTISTAS : PAUL CEZANE : "pai" conhecido pelas suas naturezas mortas (aqueles quadros de frutas) VINCENT VAN GOCH - QUADROS: noite estrelada, os girassóis, quarto de dormir, .....
PONTILHISMO foi uma tipo de pintura que derivou de MONET , era uma técnica de pintura com milhares de pontinhos coloridos que definem as imagens " como um mosaico"
observacoes : olhar quadros, e aprofundar as informacoes, esse seria o resumo do resumo !
Nenhum comentário:
Postar um comentário